Separação com filhos

Postado por

Separação com filhos

Separação com filhos:
como lidar com esse momento difícil?

Quando a decisão de se separar se torna inevitável, a preocupação com os filhos intensifica a dor do processo.

Este artigo explora os desafios emocionais da separação, destacando os traumas para a família e oferecendo estratégias para minimizar os impactos negativos. Todavia, não buscamos soluções definitivas, mas compartilhamos insights valiosos, que podem te ajudar muito, principalmente a reduzir o complexo de culpa.

Dor da Separação: Traumas para a Família:

A separação conjugal é um território emocional complexo, marcado pela dor e pela desconstrução do que era uma família unida. Além disso,  os traumas se manifestam não apenas nos adultos, mas também nos filhos, parentes e amigos próximos, afetando toda essa rede de relações, cujas reações variam de acordo com as faixas etárias e instâncias desses relacionamentos.

Para os pais, as principais emoções negativas são a dor física e emocional, que, por si só, já pode ser muito difícil de suportar. Porém os efeitos ainda pode desencadear processos de raiva, desejos de vingança e profunda tristeza, que recai quase sempre em períodos de depressão, sendo que esse último dano pode demandar ajuda médica e psicológica.

Entretanto, o que poucos casais se dão conta são sobre as consequências dessas emoções e reações negativas, que acabam aumentando os reflexos delas na família.

Os efeitos negativos da separação na família

É importante adaptar sua abordagem às necessidades específicas de cada faixa etária de seus filhos. Diante do exposto, eles podem reagir das seguintes formas:

  • Dor: Os filhos podem sentir-se traídos e abandonados pelo pai ou pela mãe que os traiu.
  • Raiva: Os filhos podem sentir-se furiosos com o pai ou a mãe que os “traiu”.
  • Tristeza: Os filhos podem sentir-se tristes e deprimidos, principalmente durante eventos familiares, sociais e escolares.
  • Medo: Os filhos podem sentir-se com medo do futuro e de como a separação irá afetar suas vidas.

Como contornar e amenizar os efeitos negativos

Existem algumas coisas que você pode fazer para contornar e amenizar os efeitos negativos da separação na família:

  • Fale com os seus filhos: É importante falar com os seus filhos sobre o que está acontecendo. Explique a eles o que aconteceu e responda às perguntas deles de forma honesta e compreensiva, mas sem transmitir raiva para eles.
  • Assegure-os do seu amor: Assegure aos seus filhos que você os ama e que eles sempre serão importantes para você. Jogar o(a) ex-cônjuge contra eles só aumenta as dores e raivas. Os filhos pequenos podem não entender completamente o que está acontecendo. Eles podem sentir-se confusos e assustados.
  • Mantenha a rotina: Tente manter a rotina dos seus filhos o máximo possível. Isso ajudará a dar a eles uma sensação de segurança e estabilidade.
  • Procure ajuda profissional: Se você estiver tendo dificuldade de lidar com a situação, procure ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta.

Filhos adolescentes

Os filhos adolescentes podem lidar com a separação de forma diferente dos filhos pequenos. Os adolescentes podem sentir-se mais culpados e responsáveis pela separação. Eles também podem ter dificuldade de expressar seus sentimentos, se fechando nos quartos e nas redes sociais.

A questão é que, como eles estão passando pela fase das experimentações, ainda sem controles emocionais sedimentados, os efeitos negativos da separação podem ser potencializados pelas explosões hormonais deles. Portanto, eles podem não saber como lidar com uma crise dessa magnitude, momento que podem buscar apoios fora, podendo sofrer más influências. Daí, há a necessidade dos dois terem maiores atenções aos sinais, dando maiores aberturas para o diálogo, orientando-os, sendo parceiros e conselheiros honestos.

Outra atenção que os pais devem ter é diante dos conflitos que podem surgir nos relacionamentos pregressos e que virão. É fundamental que os pais mantenham diálogo, no sentido de acordarem os limites e melhores saídas para os filhos. Conflitos decorrentes de atribuições de culpas ou de retiradas de autoridade do(a]-ex só afastam as possibilidades de paz e de harmonia nas relações.

Família que gosta muito do ex

Se a sua família gosta muito do seu ex-parceiro, isso pode dificultar o processo de separação. Você pode sentir pressão para voltar com o seu ex ou para manter uma relação amigável com ele. Inclusive pode ocorrer uma necessidade do ex-casal se dar um tempo, numa jornada de desapego emocional.

É importante estabelecer limites saudáveis com a sua família. Explique a eles que você precisa de tempo e espaço para processar seus sentimentos.

Não existem ex-pais!

A “instituição” casamento foi fundamentada pela fé no conceito do “até que a morte os separe”. Pois é, já foi assim. Daí, a ausência de um dos esteios na família já é por si só um embaraço e um transtorno para todos. Sendo assim, em que pesem as necessidades de cada um se dar ao direito de explorar novas possibilidades e engajarem em novos relacionamentos, é preciso que sempre tenham em mente a ideia que não existe ex-pai ou ex-mãe.

Ser pai ou mãe é para sempre, vai além da morte, tantos os direitos e legados herdados pelos filhos, quanto a presença deles na memória de todos. Portanto, nunca se esqueça que, indiferente dos destinos de cada um, as responsabilidades e atenções de cada ente familiar precisam ser cumpridas, indiferente do modelo familiar ora adotado.

Neste contexto, ao compor nova família, defenda desde o início do novo relacionamento essa necessidade básica. Sua nova companhia, se tiver propósito de vida baseado na saúde, equilíbrio mental, psicológico e nas necessidades materiais de uma família, irá entender e respeitar.

Mentorias e programas online para superar a separação

Existem meios mais rápidos e eficazes de superar uma separação, por meio de mentorias e programas online que disponibilizam videoaulas e comunidades de alunos assistidas por mentores.

Esses programas online oferecem um processo estruturado e personalizado para ajudar você a lidar com a dor da separação e superar a separação, por vezes gratuitos, assim como pagos, mas bem em conta. Sendo assim, eles são guiados por mentores experientes que entendem o que você está passando e podem oferecer orientação e apoio para superar a separação de forma rápida, eficaz e com o apoio de especialistas.

Um dos melhores mentores de relacionamento no país e parceiro do Opinião Humana é o Alex Mota do Programa Evas. Ele desenvolveu uma série de protocolos baseados em neurociência voltados para relacionamentos conjugais, antes, durante e pós casamento. Portanto, fique à vontade de segui-lo. Segue link abaixo, caso se interesse num programa de imersão.

separação com filhos
Imersão valiosa que que vai te ajudar a superar todos os traumas da separação.

Conclusão

A separação com filhos é um momento difícil, mas é possível superar esse desafio. Com tempo, apoio e esforço, você será capaz de reconstruir sua vida e criar um futuro feliz para você e para os seus filhos.

Há muito mais o que se falar sobre uma separação que envolvem filhos, tais como atividades saudáveis, direito de família, heranças e formas mais saudáveis de relacionamentos intrafamiliares, quando possível, só que isso é pauta para um próximo artigo.

Se você está passando por uma separação com filhos, não desista, então, busque ajuda e apoio e siga em frente.

Fique à vontade para comentar e compartilhe nossos conteúdos com quem também passa por esse momento. Quanto mais a gente se abrir, mais fácil e rápida será a superação. Então, até o próximo artigo!

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *