Gatos: mistérios e muita fofura

Postado por

Desvendando os Felinos Mais Fascinantes do Mundo

Gatos: mistérios e muita fofura! Essa frase resume bem a relação complexa que os humanos têm com esses felinos fascinantes, que vamos abordar neste artigo muito legal. 

Gatos: mistério por trás da fofura
Brincalhões, asseados e muito fofos

Preconceito e Mistério Ocultando a Fofura

Antes de mais nada, somos cativados por sua beleza, independência e charme enigmático. Ao mesmo tempo, persistem tabus e preconceitos que os colocam como seres distantes e até mesmo “frios”.

Desvendando os Preconceitos e Mistérios Felinos

Ao contrário dos cães, que expressam suas emoções de forma mais exuberante, os gatos são mais reservados e enigmáticos. Contudo, isso não significa que eles não sejam afetuosos ou que não se comuniquem com seus donos. Na verdade, os gatos possuem uma linguagem própria, expressa por meio de:

  • Movimentos da cauda: Uma cauda erguida demonstra receptividade, enquanto uma cauda baixa indica medo ou insegurança. Além disso, ele a usa para tocar em você, de forma sutil, para chamar sua atenção quanto a sua presença ou o que ele deseja no momento.
  • Olhares: Bem como um olhar fixo pode ser um sinal de desafio, tensão ou se sentindo ameaçado. Ao contrário, piscadas lentas demonstram confiança, paz e afeto.
  • Sons: Similarmente, os gatos quase não vocalizam conosco. Porém, dentre os diversos sons, cada qual tem seu significado e são emitidos para comunicações mais com os humanos. Por exemplo, ronronados significam prazer, satisfação. Bem como miados servem mais para nos chamar a atenção.
  • Toque: Da mesma forma, esfregar-se nas pessoas é uma forma de demonstrar afeto e marcar território. Enfim, gatos amam marcar seus tutores como “posses” deles.

Quebrando Tabus e Preconceitos com muita Fofura

Gatos não transmitem asma. Ao contrário da crença popular infundada, que leva muitos a evitá-los, os sons emitidos próximos dos peitos deles são os ronronados. Ou seja, não são doenças, como asma ou bronquite. São vibrações utilizadas para dizer que estão felizes. Além disso, estudos comprovam que a convivência com gatos pode até mesmo reduzir o risco de desenvolver cardiopatias ou asma em crianças, exatamente por essas vibrações.

Gatos não se masturbam roçando nas pessoas. Esse comportamento é uma forma de marcar território e demonstrar afeto. Ou seja, seu bichano está contando para todos os demais animais da casa que ama você e que pertence a ele.

Gatos não são frios. Eles simplesmente se expressam de forma diferente dos cães. Na verdade, é o comportamento de independência dele que nos faz deduzir, prematuramente e equivocadamente essa crença. Contudo, com um pouco de atenção e carinho, é possível criar um vínculo forte e duradouro com um gato.

As Raças Felinas e Seus Encantos

Existem mais de 70 raças de gatos domésticos, cada uma com suas características únicas. Algumas das raças mais populares incluem:

Gatos: mistérios e muita fofura!
Siamês: elegante, fiel, ciumento, de corpo esguio.
Angorá
Angorá: Pelos sedosos com juba, brincalhões e inteligentes.
Persa
Persa: Calmo, pelos longos, miam baixo e pouco. Ideal para apartamentos.
Gatos: mistérios e muita fofura!
Bengal: Parece uma oncinha. Hiperativos, adoram brincar e se refrescar com água.
Maine coon
Maine Coon: São os gigantes dóceis e brincalhões, podendo alcançar 12kg.
Gatos: mistérios e muita fofura!
Russian Blue: tímidos, tranquilos e carinhosos.
Gatos: mistérios e muita fofura!
Himalaio: descendentes do persa, são carinhosos e têm bom comportamento.
Gatos: mistérios e muita fofura!
Khao Manee: chegam custar 40 mil reais!
Gatos: mistérios e muita fofura!
Asheera: chegam custar de 50 a 100 mil dólares!

Os preços dos filhotes variam de acordo com a raça, criador e pedigree

Gatos: mistérios e muita fofura! Cuidados para uma Vida Longa e Feliz. 

Em síntese, os gatos são animais relativamente fáceis de cuidar. No entanto, alguns cuidados básicos são essenciais para garantir sua saúde e bem-estar:

  • Alimentação: Fornecer uma dieta nutritiva e balanceada, adequada à idade e raça do gato. Antes de tudo, precisam de rações com menores percentuais de cálcio, para evitar pedras nos rins, já que bebem pouca água.

  • Sachês ou Rações Secas? Eventualmente, é bom alternar entre rações secas de boa qualidade e sachês úmidos, a primeira ajuda na remoção de placas nos dentes e a segunda auxilia na hidratação.

  • Hidratação: Na natureza, os felinos bebem pouca água, já que as presas já fornecem boa parte da umidade necessária. Enquanto os domésticos precisam se hidratar mais. Então, preste atenção nesse ponto e forneça água sempre limpa, de fácil acesso e, de preferência, corrente. Acima de tudo, os bichanos são muito criteriosos com o olfato e tendem a rejeitar alimentos e água “babujada” por outro.

  • Higiene: Antes de mais nada, manter a caixa de areia limpa e oferecer um local para o gato se coçar e arranhar, para afiar suas garras.

  • Saúde: Levar o gato ao veterinário regularmente para check-ups e vacinas.

  • Estimulação mental: Por último, oferecer brinquedos e atividades para o gato se divertir e se exercitar.

Criando um Ambiente Ideal para Gatos

Os gatos precisam de um ambiente seguro e estimulante para serem felizes. Logo, apresentamos algumas dicas para criar um ambiente ideal para gatos incluem:

  • Primeiramente, fornecer um local seguro para o gato se esconder e descansar.

  • Segundo, oferecer arranhadores para o gato afiar suas unhas.

  • Contudo, evite manter plantas tóxicas em casa, para evitar acidentes.

  • Por último, criar um ambiente vertical com prateleiras e móveis altos para o gato escalar.

Dicas de leituras e cursos bacanas:

Uma alimentação equilibrada que contém os níveis de nutrientes que o animal precisa para se manter saudável. E o único tipo de processamento que sofrem esses alimentos ocorre dentro da nossa cozinha: o cozimento e o congelamento, com a química encontrada nas rações secas fora da jogada a saúde dos nossos gatos tende a elevar brutalmente e consequentemente um prolongamento em suas curtas vidas.

Aprenda os principais cuidados necessários para ter um gatinho como seu melhor companheiro por muito tempo.

A chegada na casa nova e sua adaptação, crescimento saudável, cuidados com segurança, atividades necessárias, transporte, alimentação, cuidados clínicos e muito mais.

Gatos: Companheiros Fofos e Misteriosos

Gatos: preconceito, mistério e muita fofura. Essa frase resume bem a essência desses felinos fascinantes. Enfim, ao desvendar seus mistérios e quebrar tabus, podemos criar uma relação mais profunda e gratificante com esses incríveis companheiros.

Com um pouco de amor e carinho, você pode ter um gato feliz e saudável que lhe trará muitos anos de alegria e fofura. Tem ainda as vantagens de não emitirem sons altos como os cachorros e não têm morrinha.

Lembre-se:

  • Adote um gato de um abrigo ou resgate.

  • Castre ou esterilize seu gato para evitar a procriação indesejada. Sim gatos se reproduzem muito e você pode perder o controle!

  • Dê ao seu gato amor, carinho e atenção.

Com essas dicas, você estará pronto para desfrutar da companhia de um gato por muitos anos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *